Trabalho sobre Estilo Gótico realizado com Carol Almeida.
Aulas de história da arte no 1º semestre com o professor Egídio.
O estilo gótico predominou na Europa no período da Baixa Idade Média (final do século XIII ao XV). As construções (igrejas, mosteiros, castelos e catedrais) seguiram, no geral, algumas características em comum. O formato horizontal foi substituído pelo vertical, opção que fazia com que a construção estivesse mais próxima do céu. Os detalhes e elementos decorativos também foram muitos usados. As paredes passaram a ser mais finas e de aspecto leve. As janelas apareciam em grande quantidade. As torres eram em formato de pirâmdes. Os arcos de volta-quebrada e ogivas foram também recursos arquitetônicos utilizados.
Com relação às esculturas góticas, o realismo prevaleceu. Os escultores buscavam dar um aspecto real e humano às figuras retratadas (anjos, santos e personagens bíblicos).
No tocante à pintura, podemos destacar as iluminuras, os vitrais, painéis e afrescos. Embora a temática religiosa ainda prevalecesse, observa-se, no século XV, algumas características do renascimento: busca do realismo, expressões emotivas e diversidade de cores.
Fonte do texto: http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_medieval.htm
Recipiente para incenso
Sconse e candelabro
Lustre
Dobradiça gótica do sec. XV da porta da Igreja Viersen, perto da Colônia.
Dobradiças góticas
Detalhe de painél gótico da Igreja de Pedra na Inglaterra.
Jesus Cristo na última ceia. Vitral gótico da Catedral de Chartres na França.
Vitrais gótico
Abóbadas ogivais
Torres apontando para o céu. Catefral de Notre Dame na França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário