segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Art Nouveau

Como estou desenvolvendo o projeto de um banheiro com a Caroline Almeida em estilo Art Nouveau, resolvi escrever um post sobre este movimento! Em breve postarei o resultado!


Vamos lá!


A “Arte Nova” (do francês) foi um movimento estético de design e arquitetura em sua essência mas que também influenciou os artistas plásticos.  
Relacionado com o movimento arts & crafts e com forte influência do  Simbolismo. Iniciou no final do século XIX e foi até as primeiras décadas do século XX.
Livre de qualquer preocupação com ideologias da época ou tradições estéticas focando a originalidade da forma. Rejeitando as formas unicamente funcionais resultantes da produção em massa,  propondo uma “Arte Nova”.
O corpo do artista era visto como uma ferramenta de trabalho valorizando o artesanal e rejeitando a técnica.
Os artistas deste movimento se inspiravam na estética do estilo rococó, mas experimentavam novos materiais que com o avanço da industrialização tornavam-se usuais como o ferro e o vidro.
Voltado para as formas orgânicas com linhas sinuosas, elegantes, longas, onduladas, delicadas e assimétricas.  
Em sua arte decorativa eram usadas, figuras femininas com cabelos longos e ondulados, linhas em movimento como um chicote no ar e elementos da natureza como: flores, asas de insetos, algas, folhagens, videiras, cisnes, labaredas, etc.
Exploração em suas criações de elementos com texturas, cores nos revestimentos, vidro e ferro fundido. No mobiliário a preferência era pelo uso de ferro com madeiras escuras.


 




Canapé com influência do estilo Luís XV, 1900




Cadeira em mogno com incrustações de madrepérola e nas costas apresenta motivos florais (1902)
Escrivaninha em mogno com pernas delgadas que formam um conjunto elegante (1902)


Sala de jantar de Eugene Vallin



 
Azulejo Arte Nova da fábrica inglesa Minton Hollins & Co. Finais do século XIX, inícios do século XX.




Azulejo Arte Nova de fábrica não identificada (provavelmente inglesa). Finais do século XIX, princípios do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário